Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 10 de agosto de 2008

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

O Rio de Janeiro é um estado de muitos credos, porém, com uma só crença: o respeito ao direito sagrado de cada cidadão manifestar livremente sua fé, praticar seu culto e exercer plenamente sua religião. No entanto, este direito vem sendo seriamente ameaçado.


Ninguém será discriminado por sua crença religiosa. Eu tenho fé

A intolerância religiosa vem crescendo em todo o país. Já foram registrados diversos casos de ataques a religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé. Seus sacerdotes vêm sendo agredidos, sua religiosidade difamada em veículos de comunicação. Estudantes têm sofrido constrangimento e recebido ensinamentos com imposição curricular de outro credo. E até episódios extremos de vandalismo, invasão e demolição de templos, terreiros e casas-de-santo tornaram-se rotineiros.


Nenhuma manifestação religiosa será ofendida sem o devido direito de resposta e punição. Eu tenho fé.

Para defender o direito à liberdade de culto, organizações religiosas e da sociedade civil vão promover, no dia 21 de setembro, a Caminhada pela Liberdade Religiosa, na orla de Copacabana.


Essa iniciativa é uma resposta dos praticantes das religiões afro-brasileiras que, em conjunto com outros setores, vem se mobilizar contra o fanatismo, o preconceito e a discriminação. A caminhada é um ato a favor da cidadania. É um movimento que acredita, como no tempo dos Quilombos, que o espírito pacífico e democrático de convivência pode ser incorporado pela população do estado do Rio de Janeiro. Nós temos fé.


Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do RJ

www.eutenhofe.org.br

Veja mais:

Nenhum comentário: