O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi instituído pelo presidente da República, com a Lei Nº 11.635, em 27 dezembro de 2007. A data deve ser celebrada anualmente em todo o território nacional, fazendo parte do Calendário Cívico da União para efeitos de comemoração oficial.
Religiosos expõem suas tradições na Praça da Cinelândia, inauguram Núcleo da Polícia Civil e lançam dossiê
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é marcado por inauguração de Núcleo de Atendimento às Vítimas e lançamento do primeiro estudo científico das vítimas atendidas pela CCIR.
Para marcar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (*) a Comissão de Combate à Intolerância (CCIR) promove extensa programação de atividades que garantem a prática da Liberdade de Expressão Religiosa no Rio de Janeiro. Adolescentes e crianças dos mais diversos segmentos étnicos e religiosos (muçulmanos, judeus, umbandistas, católicos, ciganos, candomblecistas, devotos de Krishna e evangélicos) estarão desde às 10h, na Praça da Cinelândia, explicando e divulgando suas práticas religiosas em tendas temáticas. O Movimento, Jovens pela Liberdade Religiosa, criado pela CCIR, pretende demonstrar que crianças e adolescentes formam a base sagrada de todas as religiões. Simultaneamente, haverá a inauguração do primeiro Núcleo de Combate à Intolerância Religiosa da Polícia Civil do Rio de Janeiro. >>> Leia mais, clique aqui.
(*) O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei Federal 11.065/07 para lembrar a data de morte da iyalorixá (sacerdotisa do candomblé) Gilda do Ogun, em 2000. Mãe Gilda foi acometida por um enfarto fulminante ao ver sua foto estampada na capa da Folha Universal com o título de "Macumbeiros charlatões enganam fiéis". A IURD foi condenada em última instância a indenizar os herdeiros da sacerdotisa.
Veja mais:
- Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do RJ
- 21 de Janeiro (2009): Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
- Intolerância religiosa e direitos humanos: mapeamentos de intolerância
- Credo da intolerância
- Liberdade religiosa
- Cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos
- Caderno Pedagógico de Ensino Religioso: O Sagrado no Ensino Religioso
- O Futuro da religião na sociedade global: Uma perspectiva multicultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário