Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2008

O Futuro da religião na sociedade global: Uma perspectiva multicultural

O Futuro da religião na sociedade global: Uma perspectiva multicultural
Alberto Moreira e Irene Dias de Oliveira
Editora:
Paulinas
Sinopse: O tema gerador deste livro é a necessidade de um olhar multicultural para o futuro que a sociedade global reserva à religião. O debate sobre o presente e as tendências que se prospectam para o fenômeno religioso, no acelerado processo de globalização em que vivemos, envolve pesquisadores do mundo inteiro que, desde as especificidades de cada ciência e de cada país ou região, procuram compreender um fenômeno de alcance global.
Com efeito, os processos de mudança no campo religioso, o surgimento de novas propostas religiosas, a perda da autoridade de diversas mediações institucionais tradicionais e o deslocamento da própria experiência subjetiva da religião ocupam hoje boa parte desses esforços. A mirada plural, interdisciplinar e internacional desta obra sem dúvida aporta novos dados e melhora a compreensão da própria religião. Os trabalhos dos pesquisadores reunidos neste livro pretendem estudar e debater o alcance e as conseqüências do processo de mudança sociocultural hodierno, visando a uma melhor compreensão do fenômeno religioso.
Sua intenção é pensar o surgimento de novas propostas religiosas e a reconfiguração, seja da experiência subjetiva da fé, seja do campo religioso brasileiro e mundial. Em todas elas, nota-se o pano de fundo da influência continuada, ainda que mitigada, da teologia da libertação e do neopentecostalismo.

Nenhum comentário: