Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Um estudo sobre a pedagogia espírita e seus pressupostos filosóficos

Euripedes Barsanulfo: um educador espírita na Primeira República
Autor:
Rafael dos Santos Pereira
Monografia apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp, sob a orientação do Prof. Dr. Sílvio Ancízar Sanches Gamboa (DEFHE), para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.
Data de defesa:
2006.
Resumo: Esta monografia, que se constitui num trabalho de conclusão de curso da graduação em pedagogia na Unicamp, visa realizar um estudo sobre a pedagogia espírita e seus pressupostos filosóficos, dando voz à pedagogia espírita e seus autores, com o intuito de proporcionar uma reflexão mais profunda sobre as concepções filosóficas e educacionais que permeiam as pedagogias. Também é objetivo desse trabalho refletir sobre a superação do conflito secular entre as Pedagogias da Essência e as Pedagogias da Existência. Para tal utilizamos como método a pesquisa bibliográfica, analisando e refletindo sobre a bibliografia básica dessa pedagogia e sobre a obra do pedagogo polonês Bogdan Suchodolski (1903-1992), a Pedagogia e as grandes correntes filosóficas (Livros horizonte, 1992).

Veja mais:

Nenhum comentário: