Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sábado, 29 de março de 2008

Chico Xavier e a cultura brasileira

Chico Xavier e a cultura brasileira

Bernardo Lewgoy
Professor do Departamento de Antropologia UFRGS

RESUMO: O presente artigo propõe uma interpretação do fenômeno Chico Xavier na cultura e na sociedade brasileira. A partir do reconhecimento da importância crucial de seu modelo mítico de espírita exemplar, o lugar de absoluto destaque ocupado pelo médium mineiro na história do kardecismo brasileiro será interpretado à luz de um código cultural articulado em sua biografia, que busca sintetizar os personagens paradigmáticos do "santo" e do "caxias". Desdobrado na unidade de sua obra mediúnica e trajetória pública, o tipo de espiritismo construído em Chico Xavier evidencia a proposta kardecista dominante ao longo do século XX, enquanto modelo de cidadania, prática religiosa e projeto nacional.
PALAVRAS-CHAVE: espiritismo, Chico Xavier, religião, cultura brasileira.

Comentário: Este artigo baseia-se em capítulo de minha tese de doutorado (Lewgoy, 2000). Agradeço a Paula Montero, orientadora, Otávio Velho, Nádia Farage, Maria Lúcia Montes e José Guilherme Magnani, membros da banca examinadora, de quem aproveitei parcialmente as sugestões.

Extraído de:
Revista de Antropologia
Rev. Antropol. v.44 n.1 São Paulo 2001
ISSN 0034-7701
versão impressa
Versão em PDF (64 páginas)

Nenhum comentário: