Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2008

Diálogo inter-religioso: 40 anos da declaração Nostra-Aetate 1965-2005

Autores:
José Bizon
Noemi Dariva
Rodrigo Drubi

Sinopse: Depois de haver lançado o ano passado, quadragésimo aniversário do Decreto sobre o Ecumenismo, do Concílio Vaticano II, um compêndio dos documentos da Igreja sobre o Ecumenismo, Paulinas tem agora a oportunidade de lançar um compêndio análogo a este: Diálogo inter-religioso - 40 anos da Declaração Nostra Aetate, sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs.

A obra concentra em um único volume os principais documentos da Igreja Católica sobre o diálogo inter-religioso. A primeira parte - Declarações conciliares e outros documentos para o diálogo inter-religioso - é composta por documentos integrais, incluindo as declarações Nostra Aetate e Dignitatis Humanae. Na segunda parte são apresentados alguns trechos significativos de documentos católicos que tratam do diálogo inter-religioso. Na terceira parte são selecionados também alguns trechos dos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A quarta parte apresenta documentos específicos para o diálogo católico-judaico concluindo com um anexo que contém o "Decálogo de Assis para a paz" e a "Oração inter-religiosa".

Apresentada por dom Oneres Marchiori, bispo diocesano de Lages e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, a obra será de grande utilidade para todos aqueles que, estudando ou atuando nessa área, se interessam por saber o conteúdo e o alcance exato dos documentos oficiais da Igreja sobre o tema.

Nenhum comentário: