Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2008

Ecumenismo 40 anos do Decreto Unitatis Redintegratio 1964-2004

Autores:
José Bizon
Noemi Dariva
Rodrigo Drubi

Sinopse: Em comemoração aos quarenta anos da promulgação pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, do Decreto sobre o Ecumenismo, Unitatis redintegratio, elaborado e aprovado pelo Concílio Vaticano II, Paulinas publica um conjunto de documentos pontifícios e episcopais que permitem aos estudiosos se dar conta da forma como as disposições conciliares foram recebidas na Igreja ou mesmo encontrar, na própria tradição dos ensinamentos papais elementos que manifestam suas raízes na tradição católica.

Qualquer que tenham sido as hesitações em face das formas mais recentes do movimento ecumênico, é certo que o Decreto Conciliar ajudou a superar todas as dificuldades e que a atuação da Igreja, a partir desse momento, passou a se orientar pelas exigências do diálogo tanto multilateral como bilateral, e pela necessidade de que todos os fiéis, a começar pelos ministros sagrados, saibam dar sua verdadeira importância ao ecumenismo na maneira de pensar e pregar sua fé, bem assim como na maneira de agir como autênticos cristãos no mundo pluralista em que vivemos.

Além dos documentos que se referem especificamente ao ecumenismo, relacionados na primeira parte, a obra relaciona, na segunda parte, passagens sobre o ecumenismo em outros documentos conciliares, e, na terceira, em outros documentos da Igreja. Na quarta e na quinta parte, respectivamente, figuram documentos do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em anexo, o Guia Ecumênico e algumas orações.

Os textos aqui reunidos referem-se à visão que tem a Igreja católica universal, na América Latina e no Brasil, no que diz respeito à atuação dos cristãos em busca da unidade querida por Jesus. Não foram incluídos, portanto, os inúmeros textos que se referem ao diálogo inter-religioso propriamente dito, com base no Decreto Conciliar Nostra Aetate, a respeito das religiões não-cristãs, e na Declaração Dignitatis Humanae, a respeito da liberdade política na prática da religião, documentos cujos quarenta anos serão certamente celebrados em 2005. Trata-se, contudo, de um instrumento de trabalho que, embora limitado em sua abrangência, pode ser de grande utilidade no manuseio cotidiano de agentes de pastoral e dos fiéis em geral, que têm o direito de aceder diretamente ao ensino católico normativo nessa área tão importante da atuação da Igreja em nossos dias.

Nenhum comentário: