Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Entrevista: Walter Kasper

O pecado da ignorância


O cardeal que trabalha pela reconciliação entre judeus e católicos diz que é preciso educar para evitar a intolerância e o radicalismo


Gabriela Carelli


O cardeal alemão Walter Kasper, de 72 anos, é uma das vozes mais influentes da Igreja Católica. Assessor de João Paulo II, foi citado como um dos possíveis candidatos a sua sucessão. Hoje, está entre os colaboradores mais próximos de Bento XVI, de quem é amigo há quarenta anos. Teólogo respeitado, ele demonstrou um estilo pastoral inovador quando era bispo na Alemanha. Foi um dos três bispos a permitir a comunhão de fiéis divorciados, em 1993. Essa prática foi interrompida no ano seguinte, a pedido do Vaticano. Desde 2001 Kasper preside o Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, um órgão ecumênico, e também a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, destinada a pôr fim ao cisma milenar entre o cristianismo e o judaísmo. Ele empenha-se principalmente no combate ao anti-semitismo, que ressurgiu com renovado vigor devido aos conflitos no Oriente Médio. Kasper esteve no Brasil na semana passada para participar de uma celebração inter-religiosa com a comunidade judaica. Em São Paulo, deu a seguinte entrevista a VEJA.

Veja mais:
Entrevista concedida à Revista Veja, edição 1924, ano 38 – 28 de setembro de 2005.

Nenhum comentário: