Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Mohamed Arkoun, intelectual árabe e inovador islamólogo

IHU (19/09/2010)

  • Mohamed Arkoun, intelectual árabe e inovador islamólogo: Nova e irreparável perda para a cultura árabe: o prestigioso intelectual argelino Mohamed Arkoun acaba de falecer em Paris no último dia 14 de setembro, aos 82 anos. Ano ruim, pois é o mesmo em que sua morte se soma à do filósofo marroquino Mohamed Ábed Yabri, e a do intelectual egípcio Nasr H. Abu Zayd, autor do polêmico livro "Crítica del discurso religioso", perseguido e finalmente exilado de sua terra. A opinião é de Andrés Martínez Lorca, professor de filosofia medieval da Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. O artigo foi publicado no jornal El País, 18-09-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto. >>> Leia mais, clique aqui.
  • Mohamed Arkoun. Um estandarte na noite da cultura: Como outros faróis, a viagem de Mohamed Arkoun na noite do mundo cultural árabe-islâmico chegou a seu fim. Foi um ponto de coesão e um estandarte içado na batalha da ignorância, do atraso e da cegueira contra o conhecimento e o progresso e contra o seu humano. A opinião é do poeta árabe Adonis. O artigo foi publicado no jornal El País, 18-09-2010. A tradução da versão em espanhol é de Moisés Sbardelotto. >>> Leia mais, clique aqui.


Veja mais:


Nenhum comentário: