Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Da América Latina para o mundo: o renascimento religioso. Entrevista especial com Edward L. Cleary

IHU (20/01/2010)

Da América Latina para o mundo: o renascimento religioso. Entrevista especial com Edward L. Cleary: Ao longo dos últimos anos, a América Latina não apenas vive uma revitalização religiosa, mas também está revertendo um processo histórico: agora é a América Latina que está enviando missionários ao resto do mundo. E grande parte deles são leigos.


Essa é a análise de Edward L. Cleary, sacerdote dominicano e professor do Providence College, nos Estados Unidos. Em entrevista por e-mail à IHU On-Line, Cleary defende ainda a grande contribuição da Renovação Carismática nesse processo, questionando sua certa "invisibilização" dentro do contexto da Igreja. "Eles são o maior movimento dentro da Igreja Católica na América Latina, mas não tiveram nenhum participante escolhido para a Conferência de Aparecida do CELAM", critica.


Para o doutor em Ciências Sociais, a partir das contribuições da Teologia da Libertação e de alguns aspectos culturais como um "sentimento de comunidade" da América Latina, a Igreja latino-americana está mais perto dos leigos e também permite iniciativas dos setores médio e baixo da organização. "A evangelização e o trabalho missionário têm fomentado transformações mais profundas entre os católicos. Ou seja, eles têm ido além da mera filiação formal ao compromisso com a missão da Igreja", afirma.


Edward L. Cleary é sacerdote dominicano, mestre em Filosofia, doutor em Ciências Sociais e professor do Providence College, em Rhode Island, nos Estados Unidos. Nessa instituição, é diretor do programa de Estudos Latino-Americanos. Já lecionou nas universidades de Nova York, California, Pittsburgh e Yale. É presidente do Instituto Boliviano de Estudo e Ação Social (Ibeas), em La Paz, Bolívia. É autor do recente "How Latin America Saved the Soul of the Catholic Church" [Como a América Latina salvou a alma da Igreja Católica] (Paulist Press, 2010) e "Conversion of a Continent: Religious Change in Latin America" [Conversão de um continente: Mudança religiosa na América Latina] (Rutgers University Press, 2007), dentre outros. Mantém o sítio Religion in Latin American, www.providence.edu/las.


Confira a entrevista.

Nenhum comentário: