Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O reino universal dos trapaceiros de Deus

Le Monde (03/09/2009): O reino universal dos trapaceiros de Deus: Um diploma. Um belo diploma dourado que leva a assinatura do "Senhor Jesus Cristo". É tudo que resta a Edson Luiz de Melo, após treze anos como membro da Igreja Universal do Reino de Deus, a mais poderosa igreja evangélica do Brasil.


A citação que decora o pergaminho começa com um versículo bíblico, criteriosamente escolhido, do Livro de Malaquias: "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida".


Abençoado Edson foi, com abundância, pelos pastores da Universal. Mas ele nunca viu as janelas do céu lhe sendo abertas. E quantos dízimos ele trouxe para o tesouro de Deus! Sem parar, cada vez mais, e sob todas as formas: a maior parte de seu salário, até o 13º, cheques pré-datados, tíquete-restaurante, vale-transporte, o dinheiro da venda de um terreno.

Essa louca profusão não foi suficiente para que a Igreja, como ela havia prometido, o curasse da depressão que o corroia há tanto tempo. Hoje jovem aposentado - aos 45 anos - , Edson se encontra "com (sua) angústia e (sua) tristeza" e "muitas dívidas". Mas ele tem um motivo de satisfação: um tribunal de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, onde vive com sua mãe, condenou a Igreja a indenizá-lo parcialmente. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: