Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nazismo, niilismo e o erro de Ratzinger

IHU (12/08/2009)

Nazismo, niilismo e o erro de Ratzinger


"A Igreja católica não tem o monopólio do conhecimento (e muito menos da prática) do bem, assim como não está excluída dele. O caminho é difícil para qualquer um. A fé religiosa não pode ser uma companhia de seguros, nem pública nem privada."


A opinião é de Adriano Sofri, ex-militante político italiano e estudioso do campo histórico-político e colaborador em diversos jornais italianos, publicada no jornal La Repubblica, 11-08-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.


Eis o artigo.


Gostaria de tentar descrever o desconcerto com que li as palavras pronunciadas por Bento XVI no domingo no Ângelus em Castel Gandolfo. A natureza e quase a distração com a qual o Papa aproximou nazismo e niilismo me fizeram saltar: "Os campos de concentração nazistas, símbolos extremos do mal, como o niilismo contemporâneo...". Eu não sou filósofo e muito menos teólogo, mas o uso ordinário e não especializado que se faz, e o próprio Papa faz, de termos como niilismo, autoriza qualquer um a pensar a respeito e responder. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: