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Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

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quinta-feira, 23 de abril de 2009

Estratégias discursivas de persuasão em um discurso Religioso neo-pentecostal

Estratégias discursivas de persuasão em um discurso Religioso neo-pentecostal

Alex Antonio Peña-Alfaro.

Tese de doutorado em Lingüística (UFPE).

Data da defesa: 06/12/2005.

Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o discurso religioso do grupo neopentecostal chamado Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundado em 1978 no Rio de Janeiro, Brasil, por um grupo de dissidentes da Igreja Nova Vida. O objetivo deste estudo é realizar uma análise discursiva das estratégias de persuasão utilizadas pela IURD nas suas práticas sociodiscursivas: pregações, comunicações, propaganda e escritos, conjunto denominado aqui de discurso iurdiano. A escolha deste tema se deve à relevância social do fenômeno da IURD enquanto instituição religiosa de grande projeção no Brasil e no exterior, onde também atua. A IURD alcança hoje milhões de pessoas com sua mensagem religiosa. Utiliza para isto um complexo de meios de comunicação de massa, o que lhe proporciona uma capacidade imensa de atingir ideologicamente a população. O estudo utiliza a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, que considera o discurso como uma prática social dentro de um contexto sociocultural, analisa níveis e estratégias discursivas usadas para descrever e explicitar suas funções tanto nos textos como sociais, que são os propósitos e metas comunicativos e sociais dos participantes na interação discursiva. Complementam o marco teórico: a Ideologia, a Retórica, a Propaganda, Publicidade e Marketing. A hipótese básica é de que ocorre uma colonização na ordem do discurso iurdiano pelos sistemas da economia e mercado.O corpus principal é composto de textos do jornal eletrônico Folha Universal — especificamente da coluna de opinião, do bispo Macedo; e de outra de interpretação, de reportagem — coletados no período de agosto de 2003 a outubro de 2004, num total de 53 edições. Complementam este corpus citações de outras publicações da IURD. Os textos selecionados são analisados nos níveis pragmático, argumentativo, retórico e ideológico, buscando identificar as estratégias discursivas de persuasão. Os resultados são a identificação dos argumentos, metáforas, falácias e hipérboles mais usados e a análise das funções discursivas textuais e sociais desempenhadas no discurso religioso iurdiano.

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