Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Uma teoria da religião

Uma teoria da religião

Rodney Stark e William Sims Bainbridge

Editora Paulinas (2009)

Resenha: Pela repercussão que teve e ainda tem no meio universitário das ciências humanas, trata-se de uma obra clássica, em que a maneira de abordar o estudo da religião, embora reclame originalidade, não está ainda suficientemente definida, segundo sua estrutura epistemológica.

Os autores, seguindo de certa forma o caminho trilhado por todos os grandes iniciadores, vão buscar nos rudimentos mesmo do comportamento humano, resumido em sete axiomas, a base para o estabelecimento de princípios e definições que permitirão construir um quadro de referência do que é a religião, distingui-la dos outros aspectos da vida pessoal e social e iluminar dedutivamente as características que a história comparada, a psicologia e a sociologia constatam e procuram explicar a partir do fenômeno religioso.

Como se pode perceber pela simples leitura dos sete axiomas, expostos no segundo capítulo, trata-se de encarar a religião como um comportamento puramente humano na busca de recompensas, evitando o que é mais custoso. No seu desenrolar, a atividade humana busca seguir determinados processos em função da obtenção de resultados. A religião é tecnicamente considerada um "compensador", ou seja um passo intermediário que garante, nem sempre de maneira clara, mas com um grau variável de certeza, a obtenção não só de recompensas, mas também de uma recompensa final que dá sentido a toda a busca humana.

A partir desses princípios, a obra se desenvolve qual explicação dedutiva de praticamente todos os aspectos da religião, tanto os já comumente estudados, a evolução da idéia de divindade, por exemplo, e a existência de uma classe especial para o trato com o sagrado, como os que ainda apresentam grandes zonas de interrogação, a serem esclarecidas pelo desenvolvimento da pesquisa, como, por exemplo, a emergência dos movimentos religiosos em geral, inovadores e cismáticos, como a importância nova que assume o secularismo e a laicidade em relação ao universo religioso.

A obra nos parece indispensável aos estudiosos do tema, embora lide com conceitos e desenvolva raciocínios que estão longe de obterem unanimidade.

Nenhum comentário: