Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 31 de agosto de 2008

Mudança de religião no Brasil: desvendando sentidos e motivações


Mudança de religião no Brasil: desvendando sentidos e motivações.
Organizadora:
Sílvia Regina Alves Fernandes.
Edição: Palavra & Prece (São Paulo) / CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Rio de Janeiro).
Sinopse: Em 2044, a CNBB lançou ao CERIS o desafio de realizar uma pesquisa de representatividade nacional que permitisse caracterizar o fenômeno do trânsi­to religioso no Brasil, aqui denominado de mobilidade religiosa. Esta pesquisa se inseriu, portanto, numa seqüência de estudos que o CERIS vem concretizando mais in­tensamente há aproximadamente 10 anos no esforço de promover a compreensão da realidade do ce­nário religioso brasileiro sob olha­res interdisciplinares.
O fenômeno da mudança de religião ganha especial atenção na atualidade e tem despertado o inte­resse de muitas analistas, sobretudo em função da divulgação do Censo do IBGE em 2000 que constatou tendências de mobilidade religio­sa importantes e com efeitos ainda não suficientemente explorados no tocante à vida social no país.
Este livro apresenta várias lei­turas sobre a mudança de religião no Brasil e pretende ampliar o debate sobre o tema, oferecendo algumas possibilidades de inter­pretação do fenômeno que tem sido alvo de interesse dos estudiosos da religião em toda a Amé­rica Latina. Quais são as rotas da mobilidade religiosa? Que deno­minações ou grupos religiosos mais recebem adeptos? Quais são as lógicas e motivações construídas pelos fiéis das diversas denominações para circularem e retornarem as religiões de origem, ou para abandonarem definitivamente as instituições religiosas? Quais são os perfis dos indivíduos sem religião no Brasil? Que aspectos presentes na vida social motivam essas mudanças e rearranjos?


2 comentários:

Austri Junior disse...

Parabéns pelo blog!
Simplesmente fantástico e adorávelmente Didático e Educativo.

Austri Junior - Bacharel em Teologia, Pós em Ciências da Religião e Ensino Religioso

Austri Junior disse...

Estou pesquisando e analisando essa pesquisa de Sivia Fernandes para o CERIS e cheguei até vocês.

Como Bacharel em Teologia, evidentemente, tenho muito interesse no tema e nessa pesquisa,que me fascinou,e despertou o meu interesse como pesquisador e blogueiro.

Austri Junior - Bacharel em Teologias - Pós em Ciências da Religião e Ensino Religioso.