Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Comunidade São João Batista em São Paulo: 1980-2000

SANTOS, Irinéia M. Franco dos. A Comunidade São João Batista em São Paulo: 1980-2000. São Paulo: LCTE, 2008.

Sobre a Autora: Irinéia Maria Franco dos Santos é Mestre e Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo. É professora da Universidade Paulista nos cursos superiores tecnológicos. Realiza pesquisas nas áreas de História do Brasil, das Religiões e Movimentos Sociais.

Sobre o Livro: É a adaptação da dissertação de Mestrado defendida pela autora em 2006, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sob o título "Luta e Perspectivas da Teologia da Libertação: o caso da Comunidade São João Batista, de Vila Rica, São Paulo: 1980-2000".
Trata-se do estudo histórico da Comunidade Eclesial de Base (CEB) São João Batista da periferia paulista. A análise de 20 anos (1980-2000) da Comunidade mostra as transformações sofridas por ela e os conseqüentes impactos da repressão de sua teoria fundadora, a Teologia da Libertação. Nesse sentido, a tese defendida, verificada no ambiente da CEB, pôde confirmar a perda de sinergia nos movimentos de base católicos, mas a permanência dos elementos utópicos cristãos. A estrutura narrativo-descritiva do texto e sua interpretação é exemplo do método histórico, tornando-o leitura interessante para estudantes e pesquisadores em História e Ciências Sociais.

Nenhum comentário: