Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quarta-feira, 21 de maio de 2008

WJC Saúda Iniciativa de Diálogo Inter-Religioso do Rei da Arábia Saudita

A liderança do World Jewish Congress (WJC) considerou a recente iniciativa do rei Abdullah bin Abdul Aziz, da Arábia Saudita em reforçar o diálogo entre as três religiões abrâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo) como um importante passo na questão do desenvolvimento do diálogo inter-religioso, sendo muito bem recebida pelo Comitê Diretivo do WJC: “ O WJC acredita que todas as religiões possam trabalhar juntas em resposta às mudanças propostas pela sociedade em nosso tempo. O apoio do WJC à tal proposta traz consigo a crença dos membros das religiões abrâmicas e discute os seus valores comuns.

Algumas das iniciativas evidenciam que o otimismo é um elemento presente no diálogo entre os representantes das diferentes crenças, e isso implica, de certa maneira, em um apoio às pessoas que necessitam e como um importante instrumento em tempos difíceis. Discussões podem ajudar a encontrar caminhos para aproximar em face a crises de valores éticos e sociais. A responsabilidade de todas as religiões é restaurar o respeito pela humanidade. O WJC acredita, veementemente, que essa discussão entre irmãos findará, quando eles virem e compartilharem suas raízes, forem ensinados e aprendidos os ideais, aspirações e valores que compartilham, aproximando as semelhanças, e distando as diferenças”.

Em março, o rei Abdullah declarou em um seminário sobre ‘Cultura e o Respeito as Religiões’, em Riad: “ A idéia é solicitar aos representantes das religiões monoteístas para se sentarem juntos com seus irmãos de fé e mostrar que temos um mesmo Deus”. O presidente do WJC, Ronald S. Lauder disse: “A despeito de todos os obstáculos, a iniciativa do rei Abdullah é louvável. Temos esperança de que outros líderes religiosos e políticos por todo o mundo serão encorajados a participar.” O chairman do Board do WJC, Matthew Bronfman, expressou esperança frente à iniciativa saudita o que implica em um progresso e melhor entendimento com o mundo muçulmano. “O WJC está pronto para participar de qualquer iniciativa séria de diálogo inter-religioso baseado no respeito mútuo”, disse Bronfman.

O World Jewish Congress/WJC é uma organização internacional que representa as comunidades judaicas de 80 países. O WJC atua como um braço diplomático do povo judeu junto aos governos e organizações internacionais, estando envolvida no diálogo inter-religioso por décadas. (Fonte WJC)

Extraído de:
Boletim CONIB - Edição nº 87 - 19/05/2008.

Nenhum comentário: