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Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

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sexta-feira, 14 de março de 2008

A escultura budista japonesa até o período Fujiwara (552 -1185): a arte da iluminação

A escultura budista japonesa até o período Fujiwara (552 -1185): a arte da iluminação
Autor:
Fernando Carlos Chamas
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)/USP

Área de concentração: Língua, Literatura e Cultura Japonesa
Dissertação de Mestrado
Defesa:
01/08/2006.

Resumo original: O budismo, como o xintoísmo, é um dos alicerces religiosos da sociedade japonesa. Sua grande propagação no Japão dependeu muito da importação e enorme produção de imagens budistas que não se restringem apenas a representações do buda histórico. Por aproximadamente treze séculos, o estilo das estátuas búdicas passou por transformações que buscavam um estilo próprio japonês, atingindo o seu auge no período Heian (794~1185). Este trabalho é uma apresentação dessas transformações estilísticas e segue uma metodologia que visa a cercar o objeto "escultura budista japonesa" em todos os seus ângulos, a saber, abrangendo templos, técnicas e materiais, sua relação com a história do Japão, as doutrinas budista e xintoísta e a categoria das imagens.
Palavras-chave: Análise iconográfica; Budismo; Escultura; Japão; Período Heian (794~1185).

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