Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

terça-feira, 11 de março de 2008

Card. Tauran: “Liberdade de expressão não justifica ofensas a símbolos religiosos

Cairo, 28 fev 2008 (RV) - Respeito pela pessoa humana e pelos símbolos religiosos e compreensão do fato de que a liberdade de expressão não justifica as ofensas à religião. Esses são os três pontos contidos no comunicado conjunto emitido no final do X Encontro do Comitê para o Diálogo entre Santa Sé e Al Azhar, instituição teológica de referência para o mundo islâmico sunita, que se concluiu na terça-feira na capital egípcia, Cairo.

No documento, assinado pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, e pelo xeque Abdel Fattah Mohamed Alaam, reitera-se o respeito pela pessoa humana, sem distinção de raça, religião ou credo e se auspicia um reforço do respeito pelos símbolos religioso e dos livros sagrados. "Tudo aquilo que os fiéis respeitam merece o respeito por parte dos outros", afirma o documento, dirigindo um convite aos intelectuais para que eduquem as sociedades "a esse tipo de moralidade".

A nota menciona também a publicação de caricaturas de Maomé: "A liberdade de expressão não justifica o ataque e as ofensas a símbolos religiosos. O nosso Pontifício Conselho está engajado nesse processo de intercâmbio entre muçulmanos e cristãos, no esforço comum de combater o ódio e o medo", destacou o Cardeal Tauran no evento.

O próximo encontro do Comitê, criado em 1998, se realizará em Roma em 24 e 25 de fevereiro de 2009. (BF)

Nenhum comentário: