Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2008

Avança diálogo com ortodoxos: Papa recebe patriarca de Constantinopla

Ambos rezam juntos no Vaticano

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 6 de março de 2008 (ZENIT.org).- O diálogo entre católicos e ortodoxos deu um novo passo esta quinta-feira, com a visita que o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, realizou a Bento XVI.

Explicando os temas do encontro, a crônica emitida pelo Centro Televisivo Vaticano explica: «o amor de Deus destrói as barreiras entre os povos, e as confissões cristãs se esforçam mais intensamente na via do diálogo e da colaboração nos temas da paz, a salvaguarda da criação, do ecumenismo».

Depois do encontro, como um gesto excepcional, os dois líderes cristãos rezaram juntos na Capela de Urbano VIII do Palácio Apostólico Vaticano.

O patriarca Bartolomeu I veio a Roma para presidir na tarde desta quinta-feira um ato acadêmico no Pontifício Instituto Oriental, onde estudou e se doutorou, por ocasião do nonagésimo aniversário da fundação.

A 4 de março passado, recebeu o doutorado honoris causa em Ciências internacionais e diplomáticas, conferido pela Universidade de Estudos de Trieste (norte da Itália).

Segundo informa o Vatican Information Service, Bartolomeu I está acompanhado por sua eminência o metropolita Gennadios, arcebispo ortodoxo para a Itália e Malta, exarca para Europa Meridional; sua eminência Athanasios, metropolita de Helioupolis e Theira (Fanar) e sua eminência Ioannis, metropolita de Pergamo, presidente ortodoxo da Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em seu conjunto.

Este é o terceiro encontro entre o Papa e o patriarca desde que Bento XVI visitou Istambul por ocasião da festa de Santo André, em novembro de 2006, e da viagem de Bartolomeu I a Nápoles em outubro passado, onde o Santo Padre encontrou os participantes no Encontro Internacional pela Paz.

A crônica do Centro Televisivo Vaticano pode ser vista em www.h2onews.org

Nenhum comentário: