Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2008

O "baixo espiritismo" e a história dos cultos mediúnicos

Giumbelli, Emerson. O "baixo espiritismo" e a história dos cultos mediúnicos. Revista Horizontes Antropológicos. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS, Jul 2003, vol.9, no.19, p.247-281. ISSN 0104-7183.

Link: http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n19/v9n19a10.pdf

Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar algumas das dimensões envolvidas na produção e utilização da categoria "baixo espiritismo" a partir da delimitação de seus enunciantes e de sua temporalidade. No contexto da criminalização do espiritismo pelo Código Penal de 1890, demonstra-se como uma oposição entre práticas falsa e verdadeiramente espíritas foi construída em conjunto por agentes religiosos e abordagens jornalísticas e como essa oposição se cristaliza na ação repressiva policial, feita ela mesma através da interação com grupos espíritas. O período coberto abrange toda a primeira metade do século XX, e os resultados obtidos pretendem contribuir para a elucidação dos mecanismos pelos quais se efetivaram, em meio a conflitos, a legitimação e inserção sociais de certas práticas religiosas.

Palavras-chave: cultos afro-brasileiros, cultos mediúnicos, espiritismo, religião e política.

Nenhum comentário: