Verdadeira enciclopédia das religiões, que pode ser consultada por meio de um glossário particularmente abrangente e de um índice de nomes. Tem a vantagem de apresentar de maneira sistemática todo o vasto conteúdo hoje compreendido pelo que se denominam as ciências da religião. Começa aliás, na primeira parte, caracterizando cada um de seus aspectos, com grande cuidado metodológico, discutindo amplamente as questões da definição e das origens da religião e propondo critérios precisos para sua possível classificação.
Na segunda parte dedica-se ao tratamento comparativo de alguns temas recorrentes nas diversas religiões, como a oração, a divinização do fundador, que assume um caráter único no caso do cristianismo, a significação e o alcance dos livros sagrados, algumas experiências comuns a diversas religiões, como a reconciliação, a compreensão da dor e da morte, a harmonia do mundo atribuída à Providência, incluindo a questão do mal, a atitude de não-violência e de respeito à vida, a idéia de reencarnação, na sua grande diversidade, a prática quase universal das romarias, a visão apocalíptica do fim do mundo e a idéia da restauração final ou do paraíso.
Finalmente, na terceira e última parte, o autor enfrenta o delicado problema do ressurgimento atual da religiosidade, os problemas que colocam para o cristianismo as novas formas do fenômeno religioso, estabelecendo importantes critérios de apreciação crítica de acordo com o foco de toda religião: a idéia de Deus. Feito para iniciantes, o livro constitui verdadeira obra de referência, até mesmo pela bibliografia básica apontada em cada capítulo. Parece-nos, por isso, obra praticamente indispensável para professores de Ensino Religioso e para toda pessoa que se interessa por uma informação inicial, mas objetiva e segura, sobre a grande diversidade do fenômeno religioso em nossos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário