Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

50 anos da declaração Nostra Aetate


50 anos da declaração Nostra Aetate

Em 1962, o Papa João XXIII inaugurou o Concílio Vaticano II, iniciando um processo que levaria a uma verdadeira revolução nas relações entre a Igreja e a comunidade judaica internacional. Em 1965, o Concílio terminou, e a declaração Nostra Aetate foi publicada. >>> Leia mais em Dignitatis Humanae e Nostra Aetate

Veja mais:
Nostra Aetate - Vaticano (português): Declaração Nostra Aetate sobre a Igreja 
e as religiões não-cristãs (Roma, 28 de Outubro de 1965)
Nostra aetate:  Declaração do Concílio Vat. II sobre a Igreja e as religiões não-cristãs
Reveleteo da PUC-SP (v.8, n.13, 2014): O Diálogo nas Tradições Judaica e Cristã. A Igreja Católica e os Judeus, um diálogo em construção (Alberto Milkewitz)
Revista de Cultura Teológica da PUC-SP (n. 52 – 2005, Jul/Set- Ano XIII): A Declaração Nostra Aetate: o Respeito da Igreja pelos valores religiosos (Mons. Michael L. Fitzgerald)
Revista de Cultura Teológica da PUC-SP (n. 15 – 1996, Abril/Jun- Ano IV): Nostra Aetate e o Diálogo Religioso desde uma Perspectiva Judaica (Dr. Carlos A. Barbouth)
Revista de Cultura Teológica da PUC-SP (n. 15 – 1996, Abril/Jun- Ano IV): Nostra Aetate - 30 Anos depois (Ir. Alda)
Unitatis Redintegratio, Dignitatis Humanae, Nostra Aetate: Esta obra apresenta três documentos do Concílio Vaticano II que propõe uma nova visão das Igrejas e das religiões, fornecendo as bases para o diálogo ecumênico e inter-religioso. Trata do empenho da Igreja do Concílio no movimento ecumênico, no diálogo inter-religioso e na promoção da liberdade religiosa, com as consequentes implicações para a vida e missão da Igreja. Caracterizando-se pela objetividade na visão de conjunto sobre os três documentos conciliares, sem perder a especificidade de cada um, a obra mostra o percurso histórico da formação dos três documentos e uma análise da sua recepção na vida da Igreja. Tem como diferencial o justo equilíbrio entre a linguagem acadêmica e a acessibilidade ao leitor, tornando-se um texto recomendável a todos os agentes de pastoral. Esta obra é uma significativa contribuição para a continuidade do processo de recepção do Concílio Vaticano II e a celebração de seus 50 anos, fortalecendo o seu objetivo de impulsionar o diálogo ecumênico e inter-religioso.
Diálogo inter-religioso: 40 anos da declaração Nostra-Aetate 1965-2005: Lançada em 2005, a obra concentra em um único volume os principais documentos da Igreja Católica sobre o diálogo inter-religioso. A primeira parte - Declarações conciliares e outros documentos para o diálogo inter-religioso - é composta por documentos integrais, incluindo as declarações Nostra Aetate e Dignitatis Humanae. Na segunda parte são apresentados alguns trechos significativos de documentos católicos que tratam do diálogo inter-religioso. Na terceira parte são selecionados também alguns trechos dos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A quarta parte apresenta documentos específicos para o diálogo católico-judaico concluindo com um anexo que contém o "Decálogo de Assis para a paz" e a "Oração inter-religiosa".

    Nenhum comentário: