Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Religião e Território no Brasil: 1991/2010




Religião e Território no Brasil: 1991/2010: Religião e Território no Brasil: 1991/2010, e-book escrito por Cesar Romero Jacob (PUC-Rio), Dora Rodrigues Hees (PUC-Rio) e Philippe Waniez (Université de Bordeaux), é um estudo geográfico da filiação religiosa no Brasil, baseado nos dados do Censo Demográfico de 1991 e 2010, do IBGE.

O e-book dá seguimento à pesquisa realizada no livro Atlas da Filiação Religiosa e Indicadores Sociais no Brasil, publicado em 2003 pela Editora PUC-Rio. Para os autores, essa continuidade é importante para que se possa compreender melhor a dinâmica dos diversos grupos religiosos ao longo do território nacional. O e-book conta com 60 mapas, que revelam as mudanças no cenário religioso brasileiro de acordo com as regiões do país, sua distribuição populacional e economia.

De acordo com o reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, SJ, “os dados cartográficos nos oferecem elementos para uma compreensão das razões sociais e pastorais que explicam a diminuição dos fiéis nas religiões de longa tradição histórica, o crescimento de adeptos nas religiões e seitas pentecostais mais recentes, e o fenômeno daqueles que se declaram sem religião”.

Nenhum comentário: