Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sábado, 26 de setembro de 2009

II Colóquio Nacional do GPCIR (Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades)

II Colóquio Nacional do GPCIR (Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades)

Período de 03 a 06 de novembro de 2009


Apoio:

Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe.

Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe.

Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.


Os pesquisadores que compõem o GPCIR (Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades), têm produzido estudos sobre as devoções aos santos, às divindades e às pessoas, bem como crendices e imaginários. Incluindo, de igual forma, trabalhos sobre as tradições religiosas e lúdicas das comunidades. Outras pesquisas estão voltadas para as devoções do catolicismo (guerreiro, penitencial e lúdico) e de outras manifestações religiosas (judaísmo, afro-brasileira, etc.). Também já foram feitas análises e publicações de documentos sobre missionários, padres considerados falsários, visionários e diversos personagens comuns que sofreram acusações da inquisição ou se destacaram como protagonistas de devoções religiosas no Brasil Colonial, especialmente em Sergipe Del Rey.


Em função desta experiência de Pesquisa acumulada, os membros do GPCIR escolheram como tema de seu II Colóquio Nacional a questão das religiões e religiosidades sob a perspectiva histórica.


Esperamos, com isto, que este encontro contribua para divulgar trabalhos nesta área de estudos e também fomentar novas perspectivas de pesquisa.


Site do GPCIR.

Nenhum comentário: