Vídeo: Bíblia em forma de revista vai ganhar versão brasileira: TV Globo, Fantástico Domingo, 21/12/2008: O diretor de fotografia Walter Carvalho registrou as imagens e o ator Rodrigo Santoro leu os textos sagrados e originais da Bíblia, numa montagem ilustrada de um jeito bem contemporâneo.
Texto e vídeo: Bíblia em forma de revista ganha versão brasileira: TV Globo – Fantástico, em 21/12/2008. Fotógrafo sai às ruas em busca de cenas bíblicas.
Fiel ao texto original, mas ilustrada de um jeito bem contemporâneo. Dois convidados super especiais mostram como ela é. O diretor de fotografia Walter Carvalho faz imagens. E Rodrigo Santoro lê os textos sagrados.
O que será que um fotógrafo está fazendo no coração de Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro? Walter Carvalho, diretor de fotografia de sucessos do cinema como “Central do Brasil”, “Carandiru” e “Cazuza”, saiu às ruas em busca de cenas que lembram passagens bíblicas.
A idéia nasceu de uma edição da bíblia, em forma de revista, vendida em bancas de jornal da Europa e dos Estados Unidos.
“Ela pode estar exatamente entre as revistas fashion e um desavisado na ante-sala do dentista pode estar lendo São Marcos, São Mateus, São Lucas”, aponta o fotógrafo Walter Carvalho.
O coordenador do projeto explica que o objetivo é atingir quem ainda não tem bíblia.
As fotos são acompanhadas por trechos do evangelho.
“Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau, antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda”, diz o livro de Mateus, que também tem o trecho: “E vos digo ainda: é mais fácil o camelo entrar pelo buraco da agulha do que o rico entrar no reino de Deus”.
As escrituras sagradas foram divididas em colunas, como em uma revista.
“Quando eu peguei a revista na mão, eu tomei um susto, como quase todo mundo. Eu chamando de revista, é o Novo Testamento, não é uma revista”, diz o filósofo Luiz Felipe Ponde.
“Eis que eu envio o meu mensageiro diante de ti a fim de preparar o teu caminho”, diz outro trecho.
“As figuras pops, como Bono Vox, Dalai Lama, são figuras que fazem uma ponte entre o mundo pop e a luta pelo direito dos negros, o combate ao racismo, a luta pelas crianças abandonadas, pelos doentes”, exemplifica o filósofo Ponde.
O Apocalipse é ilustrado com desastres ecológicos, destruição ambiental.
“As pessoas sempre sofrem, ou você tem problema de amor, de família, de dinheiro ou de saúde, todo mundo tem. A Bíblia é um clássico, está fincada em estruturas humanas que atravessam a história”, diz o filósofo Ponde.
Nosso diretor de fotografia - Walter Carvalho - busca nas ruas imagens para o trecho da Anunciação, quando Maria fica sabendo que vai dar à luz virgem.
“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: ‘alegra-te cheia de graça, o senhor está contigo. E conceberás no teu seio e darás a luz um filho e o chamarás com o nome de Jesus“, diz outro trecho da Bíblia, narrado por Rodrigo Santoro.
Em apenas um dia, Walter fez quase 700 fotos. “Todo o cotidiano está na bíblia, todo e qualquer cotidiano está na bíblia de alguma forma”, diz o fotógrafo Walter Carvalho.
Felizes os aflitos,
porque serão consolados.
Felizes os que têm fome
e sede de justiça,
porque serão saciados.
Felizes os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o reino dos céus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário