Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 7 de dezembro de 2008

Peregrinação a Meca recomeça neste domingo com ritual sagrado

da Efe, em Riad – Folha de São Paulo, em 07/12/2008.


As autoridades sauditas cumpriram no amanhecer deste domingo o rito anual de mudar a capa de seda preta bordada com fios de ouro que cobre a Caaba, a construção mais sagrado para os muçulmanos, localizada no pátio da grande mesquita de Meca.


Enquanto quase 3 milhões de peregrinos acordavam para completar o segundo dia da peregrinação, um novo pano de seda com bordados de ouro de 14 metros de altura por 47 metros de comprimento substituía a velha capa do edifício, que, segundo a tradição islâmica, seria o centro do mundo.


A capa, conhecida como kisua e costurada em uma fábrica de Meca construída em 1977 só para este fim, custou US$ 5,3 milhões e vários meses de trabalho.


O véu negro e dourado, de 658 metros quadrados e que cobre os quatro lados da Caaba, também é decorado com versículos do Corão.


A tradição de cobrir a Caaba, que abriga a "pedra negra", considerada pelos muçulmanos um pedaço do paraíso, remonta à era pré-islâmica e teve seqüência depois que Maomé começou a pregar os fundamentos do islã, no século 7 da era cristã, explicou à imprensa o xeque Abdelaziz al-Shibi, encarregado de preservar e proteger o edifício.


Embora atualmente o pano seja trocado apenas uma vez ao ano, a mudança da capa que cobre o prédio, cuja construção foi iniciada, segundo a tradição, por Adão e concluída por Abraão, era feita tantas vezes quanto fosse necessário, disse Shibi.


Antes de a Arábia Saudita se encarregar pessoalmente da elaboração anual do pano, sua confecção era feita no Egito, até que, em 1962, o presidente desse país, Gamal Abdel Nasser, decidiu suspender o envio do tecido a Meca.


A Caaba, para onde milhões de muçulmanos de todo o mundo dirigem suas orações diariamente, abriga em seu interior uma pequena sala, na qual três colunas de madeira sustentam um teto a nove metros do chão.


No lado oriental da Caaba fica incrustada a "pedra negra", que os fiéis tocam e beijam durante sua viagem a Meca.


A cerimônia deste domingo coincide com o segundo dia da peregrinação islâmica, ao longo do qual os fiéis que participam da peregrinação subirão até o Monte Arafat, onde o profeta Maomé pronunciou seu último discurso.


Com sete voltas entorno da Caaba, os fiéis marcam o início e o fim dos cinco dias de peregrinação, que começaram neste sábado e terminam no próximo dia 10.


Leia mais

Quase três milhões de pessoas participam de peregrinação a Meca

Milhões de muçulmanos iniciam preregrinação a Meca

Rei Abdullah chama arquitetos britânicos para remodelar Meca

Nenhum comentário: