Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Símbolo e a Crença. A Centralidade Simbólica nos Sistemas Religiosos do Judaísmo e Cristianismo – História, Significação e Atualidade

O Símbolo e a Crença. A Centralidade Simbólica nos Sistemas Religiosos do Judaísmo e Cristianismo – História, Significação e Atualidade.

Mara Liz Hernandes Ferrentini

Dissertação de mestrado em Ciência da Religião

Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo

Data da defesa: setembro de 2007.

Resumo: Primeiramente a pesquisa se concentrou de maneira aproximativa e panorâmica nos símbolos religiosos das religiões primitivas, dando uma explanação para compreensão religiosa nos primeiros estágios da humanidade. Em seguida a pesquisa concentrou-se no universo simbológico dos sistemas judaico e cristão. Dissertando sobre a simbologia básica nas duas tradições religiosas, bem como esquadrinhou sua evolução simbológica, por meio de referencias antropológicas e filosóficas. Por fim a pesquisa demonstrou claramente a presença do judaísmo em solo cristão. Conferindo ao cristianismo sua notória autonomia, porém com bases evidentemente judaicas.

Palavras Chave: Símbolos Religiosos, evolução simbólica, judaísmo e cristianismo.

Nenhum comentário: