Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Papa à delegação judaica: "O diálogo entre as culturas e as religiões é como um dever sagrado"

Fátima Missionária – Lucília Oliveira, em 30/10/2008 - Cristãos e judeus devem dar um testemunho comum do amor de Deus, num mundo frequentemente marcado pela pobreza, pela violência e pela exploração


Bento XVI recebeu uma delegação da organização judaica "International Jewish Committee on Interreligious Consultations" (Comité Judaico Internacional de Consultas Inter-religiosas) e sublinhou o empenho da Igreja na condenação de todas as formas de anti-semitismo. "Os cristãos, hoje, estão mais conscientes do património espiritual que compartilham com o povo da Torá, o povo escolhido por Deus, na sua inefável misericórdia, um património que convida a um maior apreço recíproco, ao respeito e ao amor".


O Pontífice defendeu que o diálogo entre as culturas e as religiões deve ser visto, “como um dever sagrado que grava sobre todos aqueles que estão empenhados na construção de um mundo digno do homem". Bento Xvi salientou ainda a necessidade do diálogo: "A capacidade de aceitar-se e de respeitar-se mutuamente, e de dizer a verdade na caridade, é essencial para superar as diferenças, para prevenir as incompreensões e evitar conflitos inúteis".


O rabino David Rosen agradeceu à Santa Sé o empenho contra toda e qualquer forma de anti-semitismo e pediu para que os estudiosos possam ter acesso (nos arquivos vaticanos)aos documentos relativos ao período nazi-fascista. O rabino manifestou ainda solidariedade aos cristãos da Índia, Iraque e sudeste asiático, pela violência que têm sofrido.

Nenhum comentário: