Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sábado, 19 de julho de 2008

II Congresso Internacional em Ciências da Religião – “Novas tendências na Sociologia da Religião” (UCG)

II Congresso Internacional em Ciências da Religião – “Novas tendências na Sociologia da Religião”

Período: 29, 30 e 31 de outubro de 2008, em Goiânia

Instituição: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado e Doutorado – da Universidade Católica de Goiás

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado e Doutorado – da Universidade Católica de Goiás tem por objetivo incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores (as) para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais.

Uma das linhas de pesquisa do Programa é a investigação das interações entre Religião e Movimentos Sociais. No referido bloco pesquisam-se as instituições religiosas, os movimentos sociais e religiosos, na perspectiva da sociologia da religião e de outras disciplinas afins, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Neste sentido, a realização do II Congresso Internacional em Ciências da Religião, cujo tema é “Novas tendências em sociologia da religião” apresenta-se como um meio privilegiado para o Programa concretizar seus objetivos.

O debate sobre “Novas tendências em sociologia da religião” justifica-se, uma vez que: as mudanças ocorridas no campo religioso e na sociedade; as diferentes formas pelas quais as religiões se configuram na atualidade, com suas especificidades internas; as diferentes formas em que as religiões participam da vida pública, adquirem expressão e contribuem para configurar o nosso universo social, para serem compreendidas, exigem de tal ciência uma permanente revisão de suas categorias de análise.

Analisar em profundidade os entrelaçamentos dos fenômenos religiosos com os muitos domínios da sociedade se faz necessário, uma vez que a cada dia se pode perceber mais a fragilidade das fronteiras que separam o sagrado do profano e sobretudo as constantes redefinições pelas quais estas passam. Sendo assim, necessário se faz atentar para as formas em que os princípios religiosos e laicos, em constante e recíproca fecundação, alimentam os dramas sociais correntes, temática essa com a qual se ocupam hoje pesquisadores(as) do mundo inteiro.

Objetivos

  • Discutir sobre os desafios e as contribuições que as diferentes configurações do fenômeno religioso, tanto em suas relações internas como em suas inter-relações com outras dimensões da sociedade, aportam para o campo da Sociologia da Religião;
  • Discutir sobre os temas recorrentes da Sociologia da Religião e em quais perspectivas eles são analisados;
  • Congregar pesquisadores/as de vários espaços acadêmicos, nacionais e internacionais, para apresentação de trabalhos sobre o tema;
  • Contribuir para enriquecer o debate nacional, fortalecer os projetos de parceria e cooperação internacional, dar ensejo a publicações conjuntas e à troca de pesquisadores e alunos entre as instituições conveniadas;
  • Contribuir para uma melhor inserção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da UCG no campo das discussões teóricas importantes da área.

O Congresso

O II Congresso Internacional em Ciências da Religião – “Novas tendências na Sociologia da Religião” – acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2008, em Goiânia, ocupando três dias completos. Os convidados são estudiosos (as) e pesquisadores(as) das áreas das Ciências da Religião, da Teologia, da Antropologia, da Sociologia Religiosa e demais áreas afins. A participação de pesquisadores nacionais e internacionais irá contribuir para enriquecer o debate nacional sobre o tema; desenvolver projetos de pesquisa inter-institucionais e fortalecer os projetos de parcerias e publicações conjuntas. Calcula-se uma participação em torno de 200 participantes.

Entidade Responsável

Pela organização do Congresso e pela publicação dos textos, é responsável o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás (UCG).

Equipe Organizadora

IX Semana de Estudos da Religião

O Congresso coincidirá com a realização da IX Semana de Estudos da Religião, promovida anualmente pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião. Com isso, pretende-se fomentar a participação dos mestrandos(as) e doutorandos(as) no Congresso através de temas relacionados com a área de Religião e sua interface com o tema do evento. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas.

Certificados

Mediante inscrição, pagamento e participação com 75% de freqüência será conferido um certificado aos participantes e às participantes correspondentes à 34 horas.

Temática

O tema geral do II Congresso Internacional em Ciências da Religião são as novas tendências na sociologia da religião. Consideram-se como novas tendências tanto os temas privilegiados e que são recorrentes nas análises sociológicas da religião quanto os enfoques priorizados nessas análises.

Veja mais:

Nenhum comentário: