Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Revista Brasileira de História das Religiões

Revista Brasileira de História das Religiões
Ano I, Número 1, Maio de 2008

A Revista Brasileira de História das Religiões é um periódico voltado especificamente para os estudos em religiões e religiosidades. Sua estrutura contempla artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, dossiês temáticos, resenhas, relatos de pesquisa, estudos de caso, entrevistas e textos especiais (assinados por autores convidados, conteúdos de palestras, debates e trabalhos apresentados em congressos), quando recomendados por pesquisadores e aprovados pelo Conselho Editorial.

Este primeiro número da Revista Brasileira de História das Religiões trata de um Dossiê dedicado ao tema Identidades Religiosas e História. Este volume recolhe os trabalhos apresentados no I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e das Religiosidades, ocorrido entre os dias 7 e 10 de maio de 2007. (Infelizmente, nem todos os expositores entregaram em tempo os seus trabalhos por escrito para a edição desse número).

“Identidades Religiosas” foi a escolha temática pluri e transdisciplinar para este evento, abrangendo um dos campos mais pesquisados no âmbito da História das Religiões e das Religiosidades atualmente e integrou as propostas das conferências, das mesas-redondas e dos simpósios temáticos, que discutiram questões relativas às mais variadas abordagens acerca das identidades religiosas desenvolvidas nos diversos campos do conhecimento: história, arqueologia, geografia, psicologia, filosofia, teologia, artes, sociologia e antropologia.

Nenhum comentário: