Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ciências sociais e ciências da religião

Ciências sociais e ciências da religião
Polêmicas e interlocuções
Autor:
Marcelo Camurça
Coleção: Ciências da Religião
Editora: Paulinas
Sinopse: Escrita por um antropólogo, atuante na área dos estudos da religião, a obra discute o estatuto epistemológico e a identidade acadêmica do que hoje se denomina, de forma abrangente, a(s) ciência(s) da religião. É composta de sete ensaios, todos voltados para o esclarecimento de tal objeto e sua integração no corpo das ciências humanas, tal como são praticadas no mundo acadêmico brasileiro.
A unidade do volume decorre da atenção constante ao debate acerca do perfil teórico-metodológico que deve definir esta área de conhecimento em processo de consolidação em que é proposta uma articulação entre objetificação e essencialismo no que se refere à abordagem do fenômeno religioso, em busca de uma composição que não exclua a tensão entre determinismo e significação/sentido último no tratamento da religião.
Chama também a atenção para a presença significativa das Ciências Sociais nos estudos sobre a religião, a ciência da religião, propondo-se estabelecer entre elas uma "via de mão dupla" em que ambas se deixem "afetar" mutuamente, e em que a religião empregue métodos socioculturais e históricos como forma de autocompreensão e as ciências (sociais), conceitos e experimentos do universo religioso (por exemplo, o carisma) para interrogar suas problemáticas.
O autor se empenha em defender seu ponto de vista perpassando os diversos debates e as situações concretas vividas na atualidade universitária brasileira, conferindo assim à obra um valor informativo útil a todas as áreas interessadas nessa reflexão, desde a antropologia e a sociologia, passando pela psicologia, até a própria teologia.

Nenhum comentário: