Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

terça-feira, 25 de março de 2008

Pluralismo religioso: as religiões num mundo atual

Pluralismo religioso: as religiões num mundo atual - IV. Temas contemp. v 1

Wagner Lopes Sanchez
Editora:
Paulinas

Sinopse: O livro mostra a importância das diferenças, que, no contexto da mundialização, refletem a pluralidade das identidades que só se podem afirmar e construir no seio da diversidade. De fato, o pluralismo religioso surge como uma imposição da história, na modernidade, que rompe com a visão monolítica do passado, pelo menos Ocidental, e instaura a pluralização de visões de mundo.

Diante do pluralismo, instaurou-se aos poucos o diálogo inter-religioso. Com a modernidade, pode-se reivindicar a capacidade das religiões de se abrirem ao reconhecimento positivo umas das outras, que se tornou hoje, para elas, um critério de legitimidade. De fato, no Ocidente cristão, essa abertura ao outro, em grande parte imposta pelas condições históricas, deu também origem ao ecumenismo, uma exigência do pluralismo religioso no âmbito das Igrejas cristãs. Assim como no caso do diálogo inter-religioso, a construção da unidade no cristianismo tem como pressuposto o reconhecimento das diversas legitimidades.

Por fim, o livro trata da diversidade religiosa e do pluralismo religioso no Brasil, em que se está passando da hegemonia da Igreja Católica ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso, hoje acolhido por um grande número de teólogos católicos que o entendem como um sinal da universalidade da salvação professada pelo cristianismo desde suas origens.

Didático, cada capítulo traz a definição dos objetivos, a ênfase nas questões centrais e uma coleção de textos para o leitor aprofundar e problematizar o tema. Espera-se que o estudo do pluralismo religioso crie no leitor a admiração pela diversidade religiosa e o desejo de mergulhar no rico universo das religiões, que é hoje o caminho para que cada um descubra sua própria identidade.

Nenhum comentário: