Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Religião cristã vira disciplina nas escolas israelenses

Folha de São Paulo on-line, Educação, em 08/10/2006.


Efe, em Jerusalém. Os estudantes do ensino médio de Israel terão a oportunidade de conhecer pela primeira vez a religião cristã, disciplina que será oferecida nos centros em que os jovens árabes estudam.


O Ministério da Educação informa que está analisando a abertura desta disciplina a estudantes da maioria judaica do país na Terra Santa, onde Jesus nasceu, pregou e foi crucificado, segunda a edição digital do jornal "Yedioth Ahronoth".


Atualmente, 30 mil estudantes da minoria árabe e membros da comunidade cristã poderão assistir a partir deste ano letivo ao curso de religião que será oferecido em suas escolas.


Os cristãos árabes, em sua maioria da Igreja Greco-Ortodoxa, são menos de 5% dos 1,1 milhão de membros da minoria árabe, que representa 20% dos cidadãos de Israel. A maioria judaica conta com mais de 5 milhões de membros.


A diretora do Departamento Pedagógico do Ministério da Educação, professora Anat Zohar, afirmou que a disciplina foi incorporada nos programas de estudos e que o oferecimento do curso a estudantes judeus "será estudado minuciosamente e a decisão será adotada ainda este ano".


Representantes de todas as denominações da igreja, as do Ocidente e as do Oriente, desde a católica até as ortodoxas, foram consultados para a elaboração da disciplina, que agora faz parte dos estudos obrigatórios de religião nos colégios, segundo o jornal.


O programa de estudos aprovado foi elaborado para os adolescentes que cursam os últimos três anos do ensino médio.

Nenhum comentário: