ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões) vai realizar o seu X Simpósio, em Assis, São Paulo, no período de
Link: http://abhr.org.br/index.htm
Naquela ocasião, houve uma disposição entre os presentes, motivada pela comissão organizadora do simpósio em se criar uma associação que se constituísse, ao longo do tempo, em um fórum de debates e pesquisas sobre o campo das religiosidades. Houve uma fundação simbólica da associação, com a participação de 58 pessoas presentes ao longo do simpósio, desde estudantes de graduação a professores titulares. Este simpósio serviu de base para a criação legal da ABHR, em Mariana-MG, cabendo ao Prof. Dr. Ivan Antonio de Almeida a organização do I Congresso da ABHR.
Ao longo do tempo, a diferenciação entre Simpósio Nacional de História das Religiões e Congresso da ABHR foi sendo diminuída, de tal maneira que se convencionou denominar as reuniões promovidas pela ABHR de Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. De certo modo isto contribuiu para um esquecimento do que representou a constituição da associação em Mariana, onde foi criada a primeira diretoria e o primeiro estatuto da ABHR.
Entretanto, a Unesp/Assis se constitui como um marco simbólico da percepção dos professores daquela universidade em promover um encontro entre vários profissionais e estudantes da área das religiões e que, até então, estavam dispersos. Os membros fundadores — os quais podem ser visualizados neste mesmo site — representam bem a riqueza de estudos sobre o campo religioso espalhados pelo país.
Por tudo isto, espera-se que o 10º Simpósio da ABHR seja mais que uma reunião promovida pela associação e que ao longo desses anos vem privilegiando o debate acadêmico acerca das religiosidades; espera-se que seja também um re-encontro com amigos e colegas que, desde a fundação desta associação, se empenham em consolidar a ABHR, bem como motivar estudantes, professores e pesquisadores para a compreensão do fenômeno religioso no Brasil e no mundo. Além, é claro, de oferecer, mais uma vez, um espaço de reflexão, compreensão e debate sobre o campo das religiosidades no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário