Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Jesus entre o mito e a história

O “I Seminário Internacional do Jesus Histórico” sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ reuniu em outubro de 2007 historiadores, pesquisadores e teólogos para debaterem a historicidade de Jesus e também temas polêmicos e ainda controversos, como o grau de instrução e a ressurreição do líder do Cristianismo.

Judeu freqüentador do templo, que participava de tradições judaicas, como por exemplo a festa pascal, e devoto dos ensinamentos da Torá, texto central do Judaísmo. Camponês, proveniente de Nazaré, localizada na Galiléia Meridional, ao norte da Palestina, terra dominada, a partir de 63 a.C, pelo Império Romano.

São essas as características, comprovadas historicamente, de Jesus de Nazaré, pregador do primeiro século, adorado por quase dois milênios como Cristo, o filho de Deus. Fundador do Cristianismo, a maior crença do mundo, com mais de dois bilhões de adeptos, Jesus não suscita interesse apenas nos círculos religiosos. Também a academia vem se debruçando sobre a análise científica dessa figura, que, a despeito de todos os avanços científicos e tecnológicos verificados na contemporaneidade, permanece arregimentando multidões de fiéis com o discurso da simplicidade e da humildade.

Extraído de:
Jornal da UFRJ

Gabinete do Reitor – Coordenadoria de Comunicação da UFRJ
Serviço de Jornalismo Impresso – Ano 3 - nº 30
Dezembro 2007 - p.16-17.

Nenhum comentário: