Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Editora Almádena


Editora Almádena



Link: http://www.almadenaeditora.com/index.html


A Almádena é a única editora do mercado nacional que incorpora às suas atividades a missão de estimular a publicação de obras que promovam o acesso ao amplo universo de interatividade entre as culturas árabe e lusófona.

Estudiosos das mais variadas áreas que estejam desenvolvendo projetos editoriais – desde que em sintonia com a filosofia da Almádena – podem submeter suas obras à editora para estudos de viabilidade.

Embora recentemente fundada, a Almádena chega ao mercado editorial brasileiro como a síntese da longa trajetória de seu próprio idealizador - o Prof. Doutor João Baptista de Medeiros Vargens.

Desde 1974, ano em que se bacharelou e se licenciou pelo Setor de Estudos Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, João Baptista tem-se dedicado não apenas aos estudos dos idiomas árabe e português, mas – também – à análise dos desdobramentos sociais, culturais, políticos e religiosos, às vezes compartilhados, às vezes levados e às vezes deixados pelos povos árabes durante os momentos de contato com outras nações.

Com o lançamento do livro didático Português para falantes de árabe, publicação inaugural da Almádena, o professor João Baptista opta por fazer como já faziam os antigos povos árabes aqui referidos: compartilhar histórias, levar mensagens e deixar idéias, as quais – independente do tempo – se renovam para a construção do conhecimento.

Com suas futuras publicações, a editora buscará estabelecer um diálogo com os mais variados perfis de leitores. Da mesma forma, tentará traduzir a metáfora de "tear", também muito presente na cultura árabe. A Almádena espera que cada livro publicado seja um fio e, juntos, esses fios possam compor uma nova tela, a qual permitará uma reflexão sobre a cultura árabe-islâmica.

Nenhum comentário: