Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 13 de janeiro de 2008

Caminhos do hinduísmo

Caminhos do hinduísmo: entrevistas - Frank Usarski





Reportagem: Christiane Pelajo
Jornal da Globo

O cientista da religião Frank Usarski fala sobre o que ele considera fundamentos do hinduísmo: a ortopraxia e o inclusivismo.

Veja no vídeo ou leia a seguir:

Link: http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VBH0-2927-62-270155,00.html
Vídeo: http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VBH0-2927-62-270155,00.html#

"Eu acho que o hinduísmo é mais uma ortopraxia do que uma ortodoxia. Para um hindu, não é tão importante no que você acredita como o que você faz. O que você faz é o modelo dos sacerdotes, dos brâmanes; o que você faz tem a ver com seus deveres de castas - cada casta tem determinados deveres e também direitos. Então, aprender suas regras morais e como deve ser seu comportamento faz parte de uma vida hindu, no sentido de que a prática, o karma, é mais importante do que a própria crença. Por isso, a discussão entre hindus não é ideológica, normalmente. Não se pode acreditar, porque seu status na religião pode até exigir uma outra forma de religiosidade, que não é a mesma de seu vizinho. Ou seja: uma ortopraxia, em vez de uma ortodoxia.

Em segundo lugar, há a tendência inclusivista, no sentido dogmático. É possível superar contradições, porque o hindu tem consciência de que qualquer manifestação do relativo é relativa mesmo, e não é a última realidade: é um símbolo, e símbolos são variáveis. Você pode até entrar num templo hindu, como o de Shiva ou Vishnu, e ainda sentir a mesma veneração para a sua divindade; esse simbolismo é relativo, não é tão importante. Por isso, o hinduísmo é relativamente, tolerante neste sentido."

Veja aqui a série de reportagens completa ou o álbum de fotos da viagem do JG à Índia.

Nenhum comentário: