Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2008

As Linguagens da experiência religiosa

As Linguagens da experiência religiosa

Autor: José Severino Croatto
Editora: Paulinas

Todas as culturas e todos os povos tiveram e têm uma expressão religiosa: manifestações de ordem religiosa ligadas à simbologia, à linguagem, à literatura, à arte, em rituais variadíssimos, nos corpos doutrinários e em modelos de vida. Nesse sentido, a Fenomenologia da Religião pode ser considerada uma ciência que analisa este caminho, isto é, parte dos testemunhos (os fenômenos) até sua fonte geradora.

As linguagens da experiência religiosa contém o seguinte itinerário de estudo: em primeiro lugar, define a Fenomenologia da Religião a fim de distingui-la das demais ciências que estudam o fenômeno religioso; num segundo momento, analisa a experiência religiosa em si; posteriormente, trata das linguagens, do mito, do rito e da doutrina da experiência religiosa; por fim, apresenta uma preciosa antologia de textos religiosos de diversas tradições culturais.

Nenhum comentário: