Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Seguidores

domingo, 23 de março de 2008

FONAPER: Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso

O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso foi criado em 1995 e vem desde então buscando acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores no campo deste componente curricular. Não possível entende-lo de forma estática, ou mesmo linear. Em um primeiro momento ocupou-se com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases, simultaneamente com a estrutura do Ensino Religioso através da produção do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Religioso.

A implementação da compreensão do atual modelo para esta área do conhecimento foi expressa através dos Cadernos Temáticos I e II, assim como o Curso de Extensão em doze módulos. O que exigiu a preocupação com a formação de professores, além do curso já mencionado não podemos esquecer as Diretrizes para Formação de Professores (Licenciatura - Extensão - Especialização). Foram realizadas nove sessões ordinárias do FONAPER, sete congressos sobre a capacitação docente, dois congressos nacionais para professores do Ensino Religioso.

Tornar conhecido, compreendido e operacionalizado o atual modelo do Ensino Religioso exige ainda um empenho coletivo, para tal torna-se prioritário a formação dos formadores, não apenas dos professores estão indo à sala de aula, mas daqueles que assumem a responsabilidade de formar os docentes. Urge informar as autoridades educacionais, políticas e religiosas a proposta do artigo trinta e três da Lei de Diretrizes, pois ao olhar os diferentes Estados de nosso país, percebe-se quanto ainda nos falta realizar para implantar um Ensino Religioso que contribua na formação de um cidadão que com competência possa reler o contexto em onde vive.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de ter mais informações sobre os seminarios realizados pelo FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO ( FONAPER) POIS DENTRO DAS POSSIBILIDADES DESEJARIA PARTICIPAR DE ALUNS SE AS FINAÇAS PERMITIRREM É CLARO.